- Identifique o DNA da poeira e saiba quem é o responsável pelo impacto, sua empresa ou a do vizinho;
- Especiação dos elementos que compões o material particulado emitido.
Com o Projeto “Gênese”, somos capazes de identificar o conjunto de fatos ou elementos que constituem a poeira, bem como associá-las às fontes emissoras que as originaram.
Análises direcionais também são realizadas, determinando a quantidade de material oriundo de diferentes direções, bem como a quantificação das partículas solúveis e insolúveis.
Com este tipo de solução, vários questionamentos podem ser respondidos, entre eles:
- Quanto cada fonte emite de poluentes atmosféricos?
- Qual o impacto dessas emissões na qualidade do ar da região?
- Qual a influência das emissões especificamente sobre as comunidades mais próximas?
- Qual a composição química predominante nas regiões impactadas pelas emissões?
- Quais as fontes que mais influenciam sobre a atmosfera das comunidades próximas?
- Quem é a fonte emissora, ou o empreendimento, responsável pela alteração da qualidade do ar atrelada a uma reclamação/denúncia?
- Sou responsável pelo impacto? Ou é a empresa vizinha?
Nessa técnica, monitores contínuos são empregados para o monitoramento dos vários tipos de poeiras no ar. Filtros de equipamentos já existentes também podem ser analisados (ex.: Hi-Vol) juntamente com os filtros dos monitores instalados. Os filtros seguem para análise, química e morfológica em laboratórios acreditados.
Os resultados das análises laboratoriais são aplicados em nossos modelos computacionais para a determinação das origens e regiões das emissões, tipos de contribuições, quais elementos químicos estão em abundância, qual fonte emissora é a maior contribuinte, entre outras conclusões.
A aplicação deste tipo de análise é extremamente valiosa e vem sendo largamente utilizada na área forense: as amostras podem ser analisadas, mantendo a sua integridade como evidência para investigações/análises futuras.