NOSSO BLOG

Controle de emissões em vias por aspersão de água: como evitar desperdício e potencializar a eficiência

Especialmente no setor minero-siderúrgico, as vias de tráfego destacam-se como uma das principais emissoras de poeira. Correlacionada diretamente com a intensidade do tráfego, essas emissões tendem a ocorrer ao nível da zona respiratória, sendo o controle imprescindível no que tange a aspectos ambientais e ocupacionais, notadamente.

A QualityAmb oferece ao mercado o Estudo de Diagnose, o qual objetiva avaliar os tipos e eficiências dos controles aplicados, diagnosticando as práticas atuais e possibilitando dimensionar e/ou sugerir adequação nos recursos alocados, otimizando, por exemplo, o uso de caminhões pipas, emprego de água ou supressores, com os respectivos custos associados, conforme a realidade de cada empresa.

É comum em sites industriais a utilização da aspersão de água para controle de emissões de material particulado em vias de tráfego internas. Porém existem dois fatores fundamentais para serem avaliados a fim de evitar desperdícios: a taxa e a frequência de aplicação de água.

Taxa de Aplicação:

A Literatura recomenda a taxa de aplicação de água (litros/m²) ideal, evitando desperdício e potencializando a eficiência de controle desse recurso hídrico cada vez mais escasso. Além disso, existe uma relação direta entre a velocidade do caminhão pipa e a taxa de aplicação de água.

Frequência de Aspersão:

A frequência (a cada 15 min, a cada 30 min….) deve ser medida em campo, pois fatores como substrato de formação da via, as condições meteorológicas locais, inclinação da via, intensidade de tráfego, dentre outros, influenciam na duração do controle de poeira que a água imprime. Essa variável tem forte influência nos custos alocados ao controle de vias e em sua eficiência.

Baseado nessas informações, são válidas as perguntas a seguir:

A taxa de aplicação de água em suas vias está ideal? Você utiliza a mesma taxa para diferentes velocidades do caminhão pipa?

Em quanto tempo as emissões de poeira retornam após a aspersão de água nas vias? A frota atual atende à frequência necessária de controle?

Deixe de lado a subjetividade nessas respostas, a Quality realiza o serviço de Diagnose que responde a essas e outras perguntas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp