NOSSO BLOG

Tendência de adoção do PMEA nos estados brasileiros nos próximos anos

O PMEA é a sigla dada ao Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas. Liderado pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, este Plano foi estabelecido no estado de São Paulo visando a padronização dos monitoramentos de emissões em fontes fixas, devendo ser mantido atualizado.

Este documento é preparado pelo empreendedor anteriormente a realização de amostragem e contempla a descrição do processo, das fontes e das condições operacionais que devem ser avaliadas durante as amostragens.

Devido à sua importância para a gestão ambiental, há uma tendência de adoção deste Plano nos estados brasileiros. Em 2020, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no Espírito Santo, publicou a Instrução Normativa (IN) Nº 14. Em vigor a partir do último quadrimestre de 2022, essa IN engloba em seu escopo o PMEA.

A padronização que o PMEA imprime às amostragens em dutos de exaustão (chaminés) tende a ser uma exigência aplicada em todos os estados brasileiros.

Baseado nisso, você pretende antever a elaboração do PMEA, ou vai aguardar o padrão?

A Qualityamb tem experiência no desenvolvimento do PMEA e conta com uma equipe capacitada para lhe atender. Nos contate através do e-mail comercial@qualityamb.com.br 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp